Cheque especial
Finanças

Cheque especial: Entenda o que é e tire todas suas dúvidas

O cheque especial é uma forma de crédito bem conhecida no Brasil, considerado um meio de endividamento. Saber como funciona o cheque especial é algo de extrema importância para os brasileiros, pois é no Brasil que contém cerca de 60 milhões de consumidores com dívidas em atraso, cerca 52% ficaram como inadimplentes por conta dessa forma de crédito.

Além de ser uma modalidade perigosa, é uma das mais acessadas pela população devido à sua praticidade de contratar e o fácil acesso. Então continue acompanhando esse artigo e saiba mais sobre o cheque especial e como funciona e muito mais.

Veja também:
Reserva de emergência: O que é e como fazer uma?
Fundos de investimento para 2021: Confira quais são os melhores
IPCA: Tire todas as suas dúvidas sobre o assunto

O que é Cheque especial? Como funciona?

O cheque especial é uma linha crédito considerado um dos responsáveis pelo alto endividamento no país. O cheque especial possui uma das mais altas taxas de juros e é um meio de crédito bastante usado por pessoas que possuem uma renda baixa. Trata-se de um crédito que o cliente usa quando o saldo da sua conta-corrente zera, sendo assim, o banco te empresta um dinheiro para você poder cobrir suas necessidades e não deixar sua conta sem fundos.

Funciona assim: 

  1. O cliente usa todo o dinheiro da conta e seu saldo fica abaixo de zero
  2. Automaticamente o banco cobrirá o valor
  3. É preciso quitar o cheque especial, devolver o dinheiro e manter o saldo da sua conta em possitivo.

Um exemplo é: caso você tenha 300 reais na sua conta, aparece uma fatura no valor de 390 reais. Então o banco empresta a você para que não fique negativo por 90 reais. Porém, é bom você procurar cobrir esse valor o mais rápido possível, pois os juros são bem altos.

Limite do cheque especial

O limite do cheque especial refere-se ao valor que o banco vai emprestar a você depois de zerar o saldo da conta. E esse limite pode mudar de cliente para cliente. O Banco vai fazer uma análise e avaliar o pagamento de cada cliente, sua renda, entre outros fatores. Então cada um vai ter o próprio limite do cheque especial na sua conta. E caso você tenha conta em dois bancos é possível ter limites diferentes.

Juros do cheque especial

Existem algumas características que fazem com que esse crédito tenha uma taxa de juros muito alta, como: o funcionamento automático, disponível a qualquer hora, não tem garantia de devolução do valor. No momento, o banco central estabeleceu um teto de 8% ao mês para os juros do cheque especial no país. Sendo assim todos os bancos devem manter esse limite.

Para consultar a taxa mensal cobrada por cada banco é só procurar no Bacen. Veja algumas taxas abaixo que separamos para você: 

  • Banco do Brasil: 7,60% de juros
  • Bradesco: 7,73% de juros
  • Cheque especial Itaú: 7,71% de juros
  • Banco Inter: 6,00% de juros
  • C6: 7,26% de juros
  • Caixa Econômica Federal: 5,13% de juros
  • Santander: 7,95% de juros

Vale a pena usar o cheque especial?

Vários especialistas recomendam que os clientes tenham cautela na hora de contratar essa forma de crédito. Uma dica importante é sempre ter um bom planejamento financeiro para não ter que precisar utilizar recorrer ao cheque especial ou acabar entrando sem querer.

Se você não deseja ter taxas abusivas, corra dessa modalidade de crédito.

Muitas vezes as pessoas costumam confundir esse limite pré-aprovado com saldo, já que ambos valores aparecem no extrato bancário. Contudo, desde dezembro de 2018, o BC (Banco Central) convocou que as instituições financeiras devem comunicar de forma clara para os seus clientes onde começa e termina o saldo do cheque especial. De qualquer forma, conferir os extratos bancários no mínimo uma vez por semana poderá te ajudar a evitar surpresas. É muito importante que os bancos alertam ao seu cliente que o cheque especial é só para caso de emergência, e é temporário.

O que acontece se eu não pagar o cheque especial?

Da mesma forma que qualquer financiamento ou empréstimo, não pagar essa modalidade crédito poderá te trazer muitas consequências, como, por exemplo, o seu nome pode ficar sujo como também será impossível adquirir outras formas de crédito. Sem contar as taxas que são absurdamente altas e correm juros diariamente e você acabará com uma dívida maior do que esperado. 

Como conseguir um cheque especial?

Agora que sabe como funciona e mesmo assim deseja contratar o cheque especial. O interessado deve se dirigir até o seu banco, e para conseguir o dinheiro emprestado basta estar negociando as condições e assinar um contrato. Como já foi dito anteriormente, quando a sua conta fica abaixo de zero o banco te empresta um dinheiro para quitar sua conta, caso sua dívida for mais cara que o valor do seu saldo o banco te emprestará a quantia que falta automaticamente e depois você deve quitar essa divida. Então para ter esse crédito é bem simples, basta zerar sua conta e não ter saldo para pagar alguma dívida.