Começar a investir seu dinheiro
DicasFinanças

Dicas e passo a passo para começar a investir seu dinheiro

Hoje em dia, é muito comum as pessoas pensarem em métodos para o investimento de dinheiro para ganhar rentabilidade, mas importante ter em mente que no investimento, pode ter vários riscos e dúvidas em relação onde deve investir dinheiro. Quanto a isso, fique tranquilo! Apresentaremos a você as melhores alternativas, com dicas de como poderá iniciar o investimento do seu dinheiro, para alcançar as metas e os objetivos determinados, assim como obter o sucesso e retorno do investimento. 

Sendo assim, entre as principais dicas para obter sucesso no investimento, se encontra o perfil do investidor. Para isso, você tem que descobrir saber se o perfil é de investidor arrojado, moderado ou conservador, sabendo isso, tem que definir as suas metas e objetivos dos rendimentos. Sabendo esses fatores, você pode saber se deve investir em aplicações de baixo ou altos riscos de rendimento. Todos esses fatores são considerados para que investidor consiga uma boa rentabilidade em qualquer categoria de investimento. 

Veja também:
Finanças para empreendedores: Melhores dicas de sucesso
O que é Imposto de Renda Retido na Fonte?
Como melhorar a saúde financeira de uma empresa

Onde investir dinheiro para render?

Em primeiro lugar, podemos dizer que o mercado financeiro em bem amplo e oferece uma variedades de serviços e produtos financeiros, incluindo os investimentos que servem para diferentes perfis de investidores com objetivos e finalidades distintas. Todos os investimentos devem ser considerados para poderem definir quais oferecem mais rentabilidades, assim como os riscos de investir. 

Sendo assim, você pode investir no Tesouro Direto, onde investidores compram títulos públicos federais. No Tesouro Direto há categorias, cada um com seus riscos. Podem investir no CDB (Certifica de Depósito Bancário), em que possui renda fixa e podem ser retirados a qualquer período. Compra de ações por meio de negociações realizadas nas bolsas de valores, dentre outros diversas categorias de investimentos que fazem o seu dinheiro render. 

Qual o melhor investimento para ganhar dinheiro?

Em primeiro lugar, você deve entender e aprender como funcionam os investimentos, não precisa se aprofundar bastante sobre o assunto, mas ter um conhecimento básico para realizar os investimentos. E, com o avanço da internet, isso se tornou possível, basta procurar em sites, blogs e YouTube voltado para o financeiro, que consegue entender o básico sobre os investimentos e, assim iniciar o investimento com total segurança. 

Além de realizar os investimentos de forma segura, é possível também obter e lançar as suas próprias estratégias no mercado de investimentos para o alcance das metas desejadas. Nesse caso, o investidor realiza um plano financeiro bem definido para aplicar no seu patrimônio, para obter uma maior rentabilidade e fazer um investimento totalmente seguro.

Para atender aos melhores investimentos, é preciso ter em mente, como mencionamos anteriormente, que há diversos perfis de investidores. Dessa forma, é necessário, na hora de aplicar o investimento, saber que categoria de perfil investidor que se encaixa, quando encontrar o seu perfil de investidor, é possível realizar diversos investimentos com total segurança e terem todo retorno ou rentabilidade. 

Após isso, é importante fazer um estudo sobre os investimentos possíveis que oferece os melhores retornos. Para isso, deve verificar a rentabilidade do que foi investido, ou seja, qual retorno financeiro obtido na renda, verificação da liquidez do investimento e, o mais importante, visualizar quais os riscos na realização de determinado investimento. Nesse sentindo, no momento da aplicação, é recomendável optar para aqueles investimentos que oferecem os menores riscos. 

Em que devo investir para ter retorno rápido?

Antes de tudo, precisa ter em mente que em um mercado financeiro há uma variedade de produtos e serviços financeiros, principalmente, voltados para os investimentos. Desse modo, há uma variedade de investimento que podem oferecer um rápido retorno, conforme as suas necessidades. Dito isso, há diversas formas de investimento no mercado financeiro que oferecem uma rentabilidade ou retorno rápido, de acordo com seus objetivos, se são curto, médio ou longo prazo. Sendo assim, apresentamos alguns dos investimentos que podem oferecer um retorno rápido. Confira: 

Tesouro Direto

Como mencionamos anteriormente, também se encontra os investimentos no Tesouro Direto, ele pode oferecer retorno e rentabilidade rapidamente. No Tesouro Direto, pode iniciar o investimento com R$30, visto que são títulos ofertados pelo governo federal, podemos dizer que possuem bastante segurança. Para esse investimento, os riscos são considerados baixos, é possível optar por retornos a curto, médio e longo prazo, conforme suas necessidades, assim com taxas pré-fixadas ou pós-fixadas, conforme a sua escolha. 

Câmbio

Já o investimento em câmbio, são voltadas para as moedas estrangeiras, entre elas encontram-se o euro e o dólar, possuindo uma rentabilidade bastante variável segundo as moedas no mercado. É um tipo de investimento em que é possível obter um bom retorno de rentabilidade, além de ser rápido. Para realizar esses investimentos, é importante ter conhecimento no mercado para reduzir os riscos nos investimentos nas moedas.

Certificado de depósitos bancário (CDB)

Outro investimento que pode ser uma boa alternativa, é um investimento CDB, sendo destinado para os investidores com pouco dinheiro e que não tem interesse em correr riscos médios ou altos. Esse investimento pertence à bancos privados, que podem ser adquiridos retornos conforme o investidor, sejam ao curto, médio ou longo prazo. O investimento em CDB, variam conforma as taxas pré-definidas na contratação. 

Conheça seu perfil de investidor

Para realizar qualquer tipo de investimento, é de suma importância conhecer qual o seu perfil de investidor. Conhecendo o seu perfil de investidor, você pode realizar os investimentos de forma totalmente segura e prática. E, como dito anteriormente, há três categorias de investidores que incluem os conservadores, os moderados e os arrojados.

  • Investidor conservador não deseja se surpreender de forma desagradável, por essa razão, realiza investimento que possuem riscos baixos, porém rendem pouco.
  • Investidor moderado tem o interesse de investir em alternativas que ofereçam um retorno maior de investimento.
  • Investidor arrojado estão totalmente dispostos a arriscar nos investimentos para obter os maiores retornos de rendas possíveis. 

Tendo isso em mente, você pode compreender o quanto está disponível para correr riscos, lembrando que, quanto maiores os riscos, a possibilidade de ter uma rentabilidade melhor é bem maior.

Defina seus objetivos

Quando decidir realizar o investimento, você deve definir seus objetivos e metas como investidor. Nesse caso, é necessário identificar se sua aplicação de investimento será a curto, médio ou longo prazo. Para isso, necessita que você realize um planejamento financeiro, definido todas as metas e objetivos a serem alcançados nesses investimentos. É fundamental fazer cálculo dos valores a juntar mensalmente, como verificar as taxas de juros, as mudanças em relação à economia, verificando todos esses fatores, é possível definir todos os seus objetivos e obter sucesso nas metas estabelecidas.

Por que você deve investir seu dinheiro?

Os principais motivos do brasileiro não investir o dinheiro, é devido à falta de conhecimento sobre a área financeiro dos investimentos, o que causa bastantes problemas relacionas às finanças. No entanto, com avanço tecnológico, se tornou possível a realização de diversos investimentos de forma totalmente segura, mas ainda sim, a maioria das pessoas evita fazer esses tipos de investimentos. 

Podemos dizer que uma boa parte da população guarda o dinheiro na poupança, o que não traz muito retorno em comparação aos outros investimentos, como Tesouro Direto, CDB, dentre outros. Lembrando que o investimento é extremamente importante para aqueles que desejam realizar seus sonhos, metas e objetivos, o que oferece mais retorno que realizações de empréstimos. 

Resumindo, realizar investimentos permite que você tenha uma menor dependência da economia do Brasil, visto que no investimento totalmente seguro, conforme as suas exigências, é possível construir um patrimônio exclusivo, mantendo determinados padrões de vida, de acordo com suas necessidades. 

Além disso, com investimentos, você pode alcançar todas as metas e objetivos impostos, basta fazer uma planejamento e estudo de mercado dos melhores investimentos que oferecem uma maior rentabilidade. Sendo assim, espero que com essas informações, você reconheça o seu perfil de investidor e realiza o investimento de sucesso e tenha total rentabilidade.