o que é a Ibovespa
Finanças

Ibovespa: Entenda o que é e como funciona

Se você está pensando em entrar no mundo dos investimentos e por este motivo, busca mais informações para te ajudar a fazer o investimento certo, então saiba que a Bovespa poderá ajudar você e hoje, além de poder conferir o que é a Ibovespa, saber como ela funciona, quais são as ações que a compõem, além de muitas outras informações sobre a mesma, então continue lendo o artigo e fique por dentro de tudo.

Veja também:
Portabilidade de crédito: O que é e como funciona?
Caderneta de Poupança: O que é, como funciona e mais
Cheque especial: Entenda o que é e tire todas suas dúvidas

O que é e como funciona o Ibovespa?

O termo Ibovespa, que é como é conhecido, é o Índice da Bolsa de Valores de São Paulo. Ele permite a você a possibilidade de poder conferir o desempenho médio das ações. Sempre, a cada 4 meses, o Ibovespa é reavaliado e por este motivo, existe a possibilidade de haver variações. Além de ser conhecido como Ibovespa, esse índice ainda pode ser chamado de índice Bovespa ou IBOV.

Sendo assim, o Ibovespa é capaz de ajudar você a conseguir comparar o seu desempenho e com isso, saber se está indo bem ou não. Isso porque, por meio do Ibovespa, você pode comparar o seu desempenho e com isso, caso esteja igual ou até maior, isso significa que o seu desempenho está ótimo e caso esteja menor que o IBOV, você não estará com um desempenho tão bom.

Quais ações compõem o Ibovespa?

A Ibovespa está composta por mais de 60 ações e a seguir, você terá a oportunidade de poder conferir quais são algumas dessas ações que fazem parte do Ibovespa. Entre as ações que mencionaremos para você, você terá a oportunidade de poder encontrar ações ordinárias e preferenciais. Veja a seguir quais são elas:

  • B3SA3 – ação ordinária dá B3
  • ITUB4 – ação preferencial do Itaú Unibanco
  • PETR4 – ação preferencial do Petrobras
  • BBDC4 – ação preferencial do Bradesco
  • PETR3 – ação ordinária do Petrobras
  • ABEV3 – ação ordinária da Ambev
  • MGLU3 – ação ordinária da Magazine Luiza
  • WEGE3 -ação ordinária da Weg 
  • BBAS3 – ação ordinária do Banco do Brasil
  • ITSA4 – ação preferencial do Itaú Investimentos
  • VALE3 – ação ordinária da Vale
  • JBSS3 – ação ordinária da JBS.

Essas ações que acabamos de mencionar para você se tratam de ações que possuem uma participação bem maior que as demais na carteira da Ibovespa.

Como funciona a Bolsa Ibovespa?

Assim como já mencionamos mais acima, o Ibovespa se trata do Índice da Bolsa de Valores de São Paulo. Por meio do Ibovespa, você tem a possibilidade de conseguir saber mais sobre a valorização das ações e dos investimentos e com isso, descobrir se o seu desempenho está bom ou não. Sendo assim, quando você ouvir falar que o “Ibovespa subiu”, isso significa dizer que a valorização está maior e que os investidores estão animados.

O que significam os pontos do Ibovespa?

Para que o seu desempenho pudesse ser acompanhado e para que assim, você pudesse saber se o seu desempenho está indo realmente bem, a B3, que se trata da bolsa de valores brasileira, permite a você a possibilidade de fazer isso por meio da pontuação por ela desenvolvida. Sendo assim, nesta pontuação criada pela B3, cada um dos seus pontos irá valer 1 real.

Sendo assim, a matemática é bem simples e lógica. Ou seja, se você consegue uma pontuação de 200 mil pontos, isso significa dizer que você está com um portfólio de R$200 mil reais. Com isso, a sua pontuação poderá variar e quando estiver mais alta, estão sendo bem valorizadas, no entanto, com a baixa dessa pontuação, é possível dizer que o dia foi fechado de forma difícil e já no vermelho.

Histórico do Ibovespa

No ano de 1968, no início do funcionamento do Ibovespa, a sua pontuação era de 100 pontos, no entanto, esses pontos passaram a ser valorizados. Hoje em dia, em relação às empresas que compõem o Ibovespa, pode-se encontrar um total de 60 empresas, que se diversificam nos mais diversos ramos. Em momento de crises, é comum que você veja a pontuação baixar bastante, no entanto, com a recuperação, a pontuação volta a aumentar.

Como o Índice Ibovespa é calculado? 

Em relação ao cálculo do Ibovespa, o mesmo é composto pelo peso das ações e, além disso, pelo valor da cota do dia. Ou seja, para que o cálculo seja realizado, você deverá realizar a multiplicação entre esse peso das ações e entre o valor da cotação e com isso, conseguir obter o resultado que você precisa para realizar a formação do seu índice.

Como a Carteira do Ibovespa é composta? 

Para que uma ação esteja composta no Ibovespa ela deve possuir alguns pontos e além disso, é como se ela precisasse estar dentro de diversos benefícios, que as tornam compostas da carteira Ibovespa. Sendo assim, é importante que o volume financeiro de determinada empresa seja de  0,1% do volume negociado em todo o período e, além disso, se sua empresa é penny stocks (recuperada judicialmente) a mesma não pode ser inclusa.

O Ibovespa como parâmetro do Desempenho da Renda Variável 

Quando uma determinada ação ou investimento possui um determinado parâmetro do seu desempenho, isso faz com que ele possa ser visto e além disso, existe a capacidade da definição, para saber se ele realmente é bom e positivo, ou não. O benchmark dos investimentos de renda fixa é o CDI, já no caso dos investimentos de renda variável é o Ibovespa.

Como Acompanhar o Ibovespa em Tempo Real

Se você deseja fazer o acompanhamento completo do Ibovespa e o melhor de tudo, se você deseja fazer isso em tempo real, saiba que isso é totalmente possível e permite mais facilidade para você. Sendo assim, se você já possui a sua conta em qualquer corretora de valores, não importa qual seja, isso torna o seu acesso ao Ibovespa online ainda mais fácil e prático.

Como Comprar Ações Online

Já no caso da compra de ações online, a seguir você poderá conferir como é que elas são feitas e assim, comprar as suas sem ter a necessidade de sair de casa.

1. Escolha uma corretora

Primeiramente, é importante que você faça a escolha da corretora de valores que você deseja contatar. Ao escolher, você deverá seguir para o próximo passo, que será a abertura da sua conta.

2. Abra a sua conta

No momento da abertura da sua conta na corretora escolhida, você precisa informar todos os dados que possuem relevância e que estão sendo solicitados e ao fazer isso, você cria sua conta online, com o seu login e senha de usuário.

3. Transfira valores

Depois disso, será necessário que você realize a transferência de valores para a conta que você acabou de criar. Sendo assim, o valor a ser transferido deve concordar com o valor da compra de ações.

4. Acesse a sua plataforma

Logo após, você deverá acessar a plataforma de investimentos e com isso, selecionar a opção “Home Broker”. Por meio dessa opção, você tem a chance de escolher entre as ações disponíveis no mercado.

5. Negocie

Você também pode realizar negociações, para conseguir realizar a compra de ações por valores mais baixos e que cabem no seu bolso.

Altas e Baixas da B3 – Como Agir?

Você precisa se acostumar com essas oscilações e, por isso, você deve passar o dia de olho no seu Home Broker e assim, fazer um acompanhamento completo de todas as notícias sobre a bolsa de valores.

Operando o Índice Bovespa

Se você deseja fazer o acompanhando do Ibovespa, você pode utilizar uma das seguintes opções:

  • Contratos
  • Minicontratos
  • ETFs
  • Fundos de ações

5 ações mais negociadas na B3

As 5 ações mais negociadas na bolsa de valores do Brasil são as seguintes:

PETR4

BBAS3

VALE3

GOLL4

TOTS3

Qual foi o impacto do coronavírus no Ibovespa

Com a crise que o coronavírus trouxe, a baixa no Ibovespa foi de mais de 60 mil pontos. No entanto, após um certo período de recuperação, a mesma voltou com tudo e alcançou mais de 100 mil pontos.