Planejamento financeiro para freelancers
DicasFinanças

Planejamento financeiro para freelancers: Veja dicas de como organizar

Se você é freelancer e deseja obter dicas que possam ajudar você a conseguir obter um bom planejamento financeiro para freelancers, então saiba que hoje, você terá a chance de conhecer as melhores dicas para que você crie o seu planejamento financeiro para freelancers de maneira correta e assim, consiga se organizar financeiramente e não ter mais problemas nessa área da sua vida.

Sendo assim, se você tem interesse em conhecer quais são as dicas que temos para oferecer hoje para você, basta continuar ligado no artigo. Além da chance de poder conferir as melhores dicas sobre planejamento financeiro para freelancers, você ainda conhecerá algumas das vantagens de trabalhar como freelancer e muitas outras informações importantes. Por isso, fique ligado e saiba mais!

Veja também:
Orçamento Familiar: Dicas de como fazer a organização
O que é o empréstimo consignado? Quem pode fazer um?
O que significa um financiamento? Quais as vantagens de fazer um?

O que é um freelancer?

O termo “Freelancer” é um termo inglês, que é utilizado para se referir ao profissional que trabalha de forma totalmente independente, onde as principais áreas de atuação são as áreas de comunicação e de tecnologia, sem o estabelecimento de um vínculo empregatício. Ou seja, o freelancer é um profissional que trabalha sem a carteira assinada, seja em uma empresa ou para clientes específicos.

Isso faz com que um profissional que atua como freelancer, consiga ter uma liberdade bem maior, na hora de realizar  oferecimento dos seus serviços, exatamente pelo fato de que ele poderá  trabalhar para mais de um cliente sem um vínculo exclusivo e assim, não depender de uma única empresa para sustentar seu emprego. Essa é uma das profissões da atualidade.

Vantagens de trabalhar como freelancer

A seguir, você terá a oportunidade de poder conferir algumas das vantagens de como trabalhar como freelancer e assim, descobrir se realmente vale a pena ou não trabalhar nesse ramo. Sendo assim, confira os tópicos que serão mostrados a seguir e, a partir deles, tire as suas próprias conclusões em relação ao trabalho e a atuação como um profissional freelancer. Veja:

  • Você consegue flexibilizar seus horários, já que poderá trabalhar em casa;
  • Você sempre consegue mais contatos e com isso vai aumentando a sua lista de clientes cada vez mais e mais e quanto mais, melhor;
  • Entre outras.

Como organizar o seu dinheiro

Se você já é freelancer, mas não sabe organizar muito bem as suas finanças e deseja fazer isso para não acabar tendo problemas mais sérios depois, então saiba que a seguir, você terá a oportunidade de poder conhecer algumas dicas que separamos para você, sobre como conseguir obter um bom planejamento financeiro para freelancers e com isso, colocá-las em prática para conseguir ter organização em suas finanças. Confira:

O começo de tudo: sua reserva inicial

Inicialmente, é muito importante que você possua a sua reserva inicial. Isso para aqueles que ainda não são freelancers e desejam se tornar um. Sendo assim, é importante que você guarde uma determinada quantia, daquilo que você for recebendo do seu emprego normal. Com uma boa quantia em mãos e ao conseguir clientes, você pode abrir mão do antigo trabalho e com isso, investir no ramo de freelancer.

Aprenda a organizar o seu dinheiro

Você precisa aprender a organizar o seu dinheiro para ter um bom planejamento financeiro para freelancers. Sendo assim, saiba anotar os seus gastos, para que assim, você consiga saber quanto deve. Além disso, é importante que você evite ao máximo utilizar o seu dinheiro para realizar compras que você não precisa e com isso, você consegue ir criando o seu planejamento financeiro para freelancers aos poucos.

Receba TODOS seus pagamentos em uma conta separada

Se você é freelancer, para você conseguir obter um bom planejamento financeiro para freelancers, é importante que você opte por abrir uma conta específica para o recebimento do seu dinheiro, para que este, não se misture com as suas finanças pessoais e acabe trazendo mais dores de cabeça para você. Por isso, faça essa divisão e receba pagamentos em uma conta diferente.

Tenha uma planilha de controle financeiro

Ter uma planilha para possuir controle financeiro é mais uma das dicas que temos para você que deseja obter um bom planejamento financeiro para freelancers. Através de uma planilha, você consegue realizar a organização de todos os seus gastos e com isso, ter maior controle sobre tudo, podendo cortar gastos desnecessários, além de uma visão bem mais ampla sobre tudo relacionado às suas finanças.

Aplique o seu excesso de dinheiro

Se você possui dinheiro em sua conta, fora a sua reserva financeira, saiba que ao investi-lo, você terá a oportunidade de conseguir ainda mais lucros e aumentar a grana. Isso porque, como se costuma dizer, dinheiro parado é dinheiro perdido e por este motivo, é importante que você realize investimento e faça o seu dinheiro circular para você conseguir obter mais.

Evite parcelamentos pequenos

Se você deseja realizar a compra de algo e por possuir um valor mais alto, você deseja realizar o parcelamento da mesma, então saiba que para isso, é importante que você evite ao máximo, realizar o parcelamento em pequenas vezes. Isso porque, você fica com um valor um tanto alto comprometido mensalmente, por isso, parcele logo em um longo prazo para ter maior liberdade.

Aprenda a ser uma pessoa prevenida

Você também precisa aprender a se prevenir e ter isso dentro do seu planejamento financeiro para freelancers. Isso porque, em casos no qual os seus equipamentos de trabalho quebrem, como, por exemplo, o seu computador ou notebook, você deverá ter a reserva específica para resolver esse problema e assim, não precisa ficar dias sem trabalhar por não ter um novo computador.

Contrate uma previdência privada

Ao invés de realizar o pagamento de contribuição para o INSS, que é uma previdência pública, a melhor dica que temos para você é a de você optar sempre por uma previdência privada. Isso porque, ela pode ser uma opção bem melhor e sem dúvidas pode ser algo que pode trazer bem mais vantagens para você. Por isso, em seu planejamento financeiro para freelancers adicionar essa contribuição.

Contrate um plano de saúde

Você também precisa ter o seu plano de saúde e por este motivo, faça buscas, seja pela internet ou em instituições que o oferecem e assim, contrate o seu plano de saúde o mais rápido possível, pois sem dúvidas, ele é bastante importante e pode ser muito útil para você. O plano de saúde é algo que vale muito para você e é mais que necessário, pois pode te ajudar muito. 

Separe um valor mensal destinado a viagens

Se você também deseja tirar as suas férias e com isso, deseja viajar, então saiba que é importante que durante os dias em que você trabalhou, você vá fazendo a sua reserva para aproveitar bem as suas férias. Sendo assim, a dica que te damos é a de você encaixar mais essa reserva no seu planejamento financeiro para freelancers para que nada dê errado na hora de aproveitar.

Tenha mais de uma fonte de renda

Quanto mais fontes de renda você possui, mais você consegue organizar as suas finanças e assim, fazer com que o seu planejamento financeiro para freelancers se torne perfeito. Sendo assim, se além de freelancer você também trabalhar com vendas, por exemplo, você deve adicionar suas duas fontes de renda no seu planejamento financeiro para freelancers e assim, organizar todas as suas finanças e gastos.

Venda serviços atrelados a seus projetos

Uma opção para você conseguir ter mais de uma fonte de renda, trabalhando dentro do seu ramo, para você que é freelancer, é a de você realizar a venda de serviços de software, por exemplo. Isso poderá ajudar você a conseguir uma renda melhor e, além disso, ainda permite a você a possibilidade de você conseguir atuar em dois trabalhos diferentes, sem precisar sair de casa, controlando tudo do seu computador.

Tenha mente que, como freelancer, organizar o seu dinheiro é de forma correta determina seu sucesso

Você precisa colocar isto em sua mente. Quando se é freelancer, a organização é algo crucial e deve ser uma das suas principais características. Sendo assim, você deve trazer essa organização também para a sua vida financeira e assim, realizar a organização correta do seu dinheiro, para que assim, você possa ter ainda mais sucesso. É por isso que é tão importante possuir um planejamento financeiro para freelancers.

Estabeleça metas

Você ainda precisa estabelecer suas metas, para assim, conseguir mais incentivos a alcançá-las. Sendo assim, veja quais são os seus principais objetivos e a partir deles, comece a traçar as suas metas, para que assim, você tenha a chance de conseguir ir alcançando-as e traçando novas. Isso faz com que você se sinta ainda mais motivado e com isso, consiga realizar sonhos.

Cogite abrir uma conta poupança

Uma outra dica importante, que é capaz de ajudar você a conseguir obter um bom planejamento financeiro para freelancers e assim, ter maior organização sobre as suas finanças, é a de você realizar a abertura da sua poupança. Além de te ajudar a guardar o seu dinheiro, ela ainda permite a você a possibilidade de você conseguir ir obtendo rendimentos.

Por fim, utilize a tecnologia ao seu favor!

E por fim, a última dica que temos para você sobre o planejamento financeiro para freelancers, é a de você utilizar a tecnologia ao seu favor. Mas como assim? Você pode optar por baixar no seu smartphone, aplicativos de finanças, para o gerenciamento das suas. Assim, você consegue ter acesso a planilhas, além de muito mais. Então, não perca tempo e procure já pelas melhores opções de apps para organização de finanças.