valor líquido e valor bruto
Finanças

Qual é a diferença entre valor líquido e valor bruto? Descubra

Não é difícil encontrar pessoas que possuam sobre o mercado financeiro, questões que envolvem finanças e principalmente qual é a diferença entre valor líquido e valor bruto. Você saberia explicar quais são as diferenças entre valor líquido e valor bruto? Com certeza em algum dado momento da sua vida você já ouviu ou até mesmo falou sobre assuntos como esse, porém pode  não ter total certeza do que isso significa de verdade no seu bolso.

Separamos neste artigo algumas informações relevantes para você conseguir entender os principais detalhes e as diferenças que existem entre o valor líquido e valor bruto. Entenda um pouco mais sobre esse conteúdo e veja qual a importância de conhecê-los na hora de realizar investimentos, como você pode estar calculando o valor exato do seu salário e quais são os descontos feitos dentro do seu salário bruto.

Veja também:
Ibovespa: Entenda o que é e como funciona
Portabilidade de crédito: O que é e como funciona?
Caderneta de Poupança: O que é, como funciona e mais

Tudo o que você precisa saber sobre valor bruto e valor líquido

Quando pensamos em finanças devemos avaliar todos os detalhes que envolvem o nosso planejamento e orçamento financeiro pessoal, de forma que devemos considerar a existência do valor líquido e do valor bruto do nosso salário. O valor registrado na carteira de trabalho vai indicar o seu salário bruto, uma vez que este valor ainda não sofreu nenhuma alteração referente aos descontos e benefícios que o empregado recebe, como seguridade social, auxílio-transporte e alimentação. Já o salário líquido representa o valor que de fato recebemos todos os meses, nele temos o abatimento dos descontos como consta no contracheque de cada funcionário. Essa é a quantia que deve ser trabalhada para o pagamento das contas, realização de investimentos, aquisição de suplementos, e pagamento de outras coisas. É importante que você saiba qual o valor real do seu salário, no caso o valor líquido para você poder realizar um bom planejamento financeiro e decidir como vai utilizar esse dinheiro ganho com suor do seu trabalho. O valor líquido servirá para você ter um parâmetro e realize definições importantes sendo assim indispensável. 

Pensar apenas no valor bruto é um erro que acontece com frequência e acaba impossibilitando que você tenha um bom planejamento financeiro. Falhar com o valor líquido quer dizer que você está mirando no valor que realmente você recebe todos os meses, Ou seja é aquele valor que vai de fato cair na sua conta mensalmente após a realização dos descontos em contra-cheque. O valor líquido faz toda a diferença para que você consiga realizar o seu planejamento financeiro e conseguir estabelecer qual será o seu padrão de vida. 

O que é Valor bruto?

O valor registrado na carteira de trabalho vai indicar o seu salário bruto, uma vez que este valor ainda não sofreu nenhuma alteração referente aos descontos e benefícios que o empregado recebe, como seguridade social, auxílio transporte e alimentação. 

O que é valor líquido?

 Já o salário líquido representa o valor que de fato recebemos todos os meses, nele temos o abatimento dos descontos como consta no contracheque de cada funcionário. Essa é a quantia que deve ser trabalhada para o pagamento das contas, realização de investimentos, aquisição de suplementos, e pagamento de outras coisas. É importante que você saiba qual o valor real do seu salário, no caso o valor líquido para que você possa realizar um bom planejamento financeiro e decidir como vai utilizar esse dinheiro ganho com suor do seu trabalho. O valor líquido servirá para que você tenha um parâmetro e realize definições importantes sendo assim indispensável. 

Para saber o valor do seu salário, é necessário fazer o desconto de alguns impostos e encargos trabalhistas. A seguir veja os principais descontos que são feitos no salário pronto para que você possa saber qual é o valor real do seu salário líquido:

  • IRRF – Imposto de Renda Retido da Fonte
  • INSS – Contribuição previdenciária

Além desses impostos citados anteriormente ainda pode haver descontos referentes aos valores de contribuição sindical, vale-transporte e eventuais faltas ou atrasos sofridos pelo empregado. Você pode consultar a margem de contribuição desses impostos citados anteriormente de acordo com a sua faixa salarial, bem como conferir os valores de contribuição no caso pertence a algum sindicato e realizar o cálculo correto das deduções referentes a penalidades de faltas ou atrasos. 

Qual é o melhor para se investir: valor bruto ou valor líquido?

Sem sombra de dúvidas compreender as diferenças entre o valor bruto e o valor líquido vai fazer toda a diferença quando você estiver realizando o seu planejamento financeiro e decidir começar a economizar e guardar seu dinheiro. Ainda mais porque estamos em um cenário de queda na Taxa Selic (a famosa taxa básica de juros no Brasil). Veja bem, quem investe em renda fixa precisa observar o impacto das taxas de administração na rentabilidade líquida, como um fator decisivo. Por outro lado, esses descontos ao longo do tempo podem reduzir os ganhos do investimento.

Conclusão

Desenvolver conhecimentos sobre questões relacionadas a assuntos financeiros é muito importante para que possamos começar a desenvolver estratégias e equilibrar a nossa vida financeira. Certamente após a leitura do Jardim você conseguirá resposta para diversas questões relacionadas a conhecimentos específicos sobre o que é valor líquido e valor bruto. 

Quando pensamos em finanças devemos avaliar todos os detalhes que envolvem o nosso planejamento e orçamento financeiro pessoal, de forma que devemos considerar a existência do valor líquido e do valor bruto do nosso salário. O valor registrado na carteira de trabalho vai indicar o seu salário bruto, uma vez que este valor ainda não sofreu nenhuma alteração referente aos descontos e benefícios que o empregado recebe, como seguridade social, auxílio-transporte e alimentação. Já o salário líquido representa o valor que recebemos de fato todos os meses, nele temos o abatimento dos descontos como consta no contracheque de cada funcionário.

Essa é a quantia que deve ser trabalhada para o pagamento das contas, realização de investimentos, aquisição de suplementos, e pagamento de outras coisas. É importante que você saiba qual o valor real do seu salário, no caso o valor líquido para você poder realizar um bom planejamento financeiro e decidir como vai utilizar esse dinheiro ganho com suor do seu trabalho. O valor líquido servirá para que você tenha um parâmetro e realize definições importantes sendo assim indispensável. 

Para saber o valor líquido do seu salário é necessário que você realize o cálculo de descontos incluindo o imposto de renda retido da fonte e a contribuição para a previdência INSS. Além desses impostos citados anteriormente ainda pode haver descontos referentes aos valores de contribuição sindical, vale-transporte e eventuais faltas ou atrasos sofridos pelo empregado. Você pode consultar a margem de contribuição desses impostos citados anteriormente conforme a sua faixa salarial, bem como conferir os valores de contribuição no caso pertence a algum sindicato e realizar o cálculo correto das deduções referentes a penalidades de faltas ou atrasos.

Separamos neste artigo algumas informações relevantes para que você consiga entender os principais detalhes e as diferenças que existem entre o valor líquido e valor bruto. Entenda um pouco mais sobre esse conteúdo e veja qual a importância de conhecê-los na hora de realizar investimentos, como você pode estar calculando o valor exato do seu salário e quais são os descontos feitos dentro do seu salário bruto. O que você aprendeu aqui pode ser utilizado para ajudar no processo de elaboração e criação do seu planejamento financeiro bem como utilizar essas informações para que você tome melhores decisões de investimento.