Rating de crédito
Finanças

Rating de crédito: Tire todas as suas dúvidas sobre o assunto

É comum que o termo Rating de crédito apareça em jornais e sites da internet, entretanto, grande parte das pessoas ainda não entende muito bem o que isso significa. Trata-se de uma classificação extremamente importante em relação aos riscos dos investimentos de crédito para os investidores ou empresas que atuam nessa área, ou seja, é um demonstrativo que classifica os investimentos, se são vantajosos ou não.

Ao buscarmos a palavra Rating no dicionário, temos uma tradução que dá algumas pistas a respeito desse termo, que significa avaliação ou classificação. Com isso, já temos uma ideia do que Rating pode significar e temos um ligeiro visual da abrangência desse termo, principalmente para aqueles que gostam de investir dinheiro e buscam bons rendimentos com esses investimentos.

Dessa forma, ao falarmos de investimentos, o termo Rating diz respeito a uma forma de descrever e classificar uma instituição ou país, de acordo com os riscos financeiros que ela pode apresentar para o mercado em relação ao seu status de bom pagador e capacidade de pagamento de dívidas que contraiu. Em termos simples, podemos definir o Rating de crédito como um indicativo de nível de risco extremamente importante para as partes que possuem interesse nele.

Os chamados Stakeholders, ou seja, os interessados em dados fornecidos por esse Rating, são pessoas que utilizam essas informações para realizar os seus investimentos com segurança, evitando dessa forma, perder dinheiro. Para que ela avaliação seja feita, é necessário levar em consideração uma série de variáveis para a determinação da sua nota, sendo uma avaliação bastante complexa.

No presente artigo, iremos tratar justamente a respeito dessa classificação e de como ela é feita, portanto, se você deseja fazer seus investimentos com segurança e seguindo a avaliação do Rating, continue a leitura deste artigo e fique por dentro de todas as informações relacionadas ao tema, evitando que você perca dinheiro ao realizar investimentos em determinados setores.

Veja também:
IOF: O que é, para que serve e quando é cobrado
Qual é a diferença entre valor líquido e valor bruto? Descubra
Ibovespa: Entenda o que é e como funciona

O que significa rating de crédito?

Rating de crédito, nada mais é do que uma avaliação feita pelo mercado, a respeito do risco de crédito de determinado indivíduo ou instituição financeira, ou seja, se ela possui um status de bom pagador perante outros órgãos, avaliando sua capacidade de honrar com seus compromissos financeiros. Quanto maior for a classificação desse Rating de crédito, melhor será a avaliação dessa entidade e mais confiança o mercado terá ao fechar negócios com ela.

O rating de crédito, também conhecido como classificação de crédito ou nota de crédito, tem como objetivo mostrar a devedores ou credores que a entidade em questão possui um bom status de pagador, honrando suas dívidas e pagando tudo conforme acordado com outras partes, tornando-se dessa forma, um critério para que outras instituições venham a fazer negócio com ela.

Essa avaliação é feita eventualmente, haja vista que há uma necessidade de atualização desses dados, dado que o mercado financeiro costuma oscilar bastante, seja para melhor ou pior. Assim, é obrigatório que sejam feitas reanalises para refletir o que realmente a instituição é, em termos de bom pagador e compromissado com suas obrigações.

Portanto, toda vez que a situação financeira da empresa ou instituição mudar, uma nova avaliação de Rating de crédito deve ser feita, com o intuito de atualizar essas informações relativas a saúde financeira da instituição. Mesmo que não haja alterações com relação ao indicador do tomador, a análise de crédito deve ser feita de forma periódica, graças as alterações advindas de fatores externos.

Como funciona o rating de crédito?

Para ser feita a análise do Rating de crédito, diversas variáveis são consideradas na hora do cálculo, ajudando, dessa forma, a definir o risco que poderá gerar a inadimplência da entidade em questão, ou seja, o nível de risco que ela oferece. São considerados aspectos como os sociais, políticos e econômicos, para que seja possível estabelecer e classificar o nível de risco daquela instituição financeira, pessoa ou país.

Para que essa avaliação seja feita corretamente, ela é realizada por pessoas competentes. Para isso ser feito, são necessárias agências especializadas em classificação de risco do mercado, onde tem sua atuação na parte de análise e avaliação de instituições, países e pessoas. Cada uma dessas instituições trabalha de maneira a definir esse rating de crédito a partir de uma profunda análise, considerando fatores quantitativos e qualitativos.

Qual a diferença entre rating e score?

O Rating é uma classificação mais abrangente em relação ao score. Isso porque, ela demonstra, de maneira geral, a capacidade de honrar suas dívidas e pagá-las de forma pontual e da maneira que foram acordadas. Devemos enxergar esse Rating de forma mais ampla, onde o índice é considerado de forma generalista, principalmente por empresas antes de contratarem outras empresas.

Estamos falando, dessa forma, de um nível elevado em relação ao Score, uma vez que o Rating é considerado, para fins de negócios, por grandes empresas antes de contratarem outras empresas ou fazerem negócios com países, ou pessoas físicas. Dessa forma, temos o Rating como sendo um aspecto superior ao Score, sendo determinado para negócios de maior complexidade e que envolvam valores mais altos.

Já o Score, é considerado, na maior parte das vezes, em negócios entre pessoas físicas e jurídicas, ou seja, quando a pessoa está em busca de um cartão de crédito e é necessário realizar uma análise de crédito dessa pessoa, que considera aspectos como a relação com outros bancos, histórico financeiro, saldos, extratos, etc. 

Dessa forma, temos uma classificação mais simples se comparada ao Rating, que classifica negócios maiores e que envolvem muito mais dinheiro que o Score, que geralmente é avaliado quanto a pessoa está em busca de um cartão de crédito, empréstimo ou outra movimentação financeira que envolva menos dinheiro e menor complexidade que o Rating.

Entendendo a importância do rating de crédito para empresas e investidores

O Rating de crédito é extremamente importante, não só para empresas convencionais, mas também para os investidores. Para as empresas, o Rating funciona como uma espécie de medidor, que avalia a gestão financeira daquele empreendimento. A nota que é atribuída a empresa faz com que ela tenha ciência a respeito da sua situação dentro do mercado, ajudando ela a entender melhor o seu posicionamento em relação aos demais concorrentes.

Já para as pessoas que se aventuram no mundo dos investimentos, os famosos investidores, o Rating irá demonstrar uma classificação com relação ao risco de crédito que servirá como ajuda na hora de avaliar as empresas que emitem títulos de crédito no mercado financeiro, visto que esse indicador reflete aspectos da gestão financeira daquela instituição e a sua capacidade de honrar os compromissos firmados.

Com essas informações advindas da avaliação do Rating das instituições, o investidor tem mais segurança na hora de alocar os seus investimentos e tomar decisões corretas na hora de escolher onde necessariamente irá investir, baseado na análise ampla do cenário econômico daquela instituição.

Dessa forma, as chances de investir dinheiro e acabar com prejuízos se torna muito menor, dado que, as informações disponibilizadas pelo Rating de crédito deixam bem claras a confiabilidade daquela instituição e o seu compromisso com os débitos financeiros.